manual de avaliação de cargos
Este fator avalia as exigências mínimas do cargo em termos de instrução formal obtidas em cursos regulares de ensino, conhecimentos práticos e especializados e treinamentos específicos requeridos para o planejamento e/ou execução das tarefas.
GRAUS
DEFINIÇÕES
PONTOS
1º
Requer do ocupante conhecimentos equivalentes aos adquiridos a nível de 1º Grau completo, ou conhecimentos obtidos em cursos e treinamentos específicos.
2º
Requer do ocupante conhecimentos adquiridos a nível de 2º Grau completo.
3º
Requer do ocupante conhecimentos adquiridos a nível de 2º Grau completo além de curso de qualificação específica para a função.
4º
Requer do ocupante conhecimentos adquiridos a nível de curso superior incompleto, além de conhecimentos adquiridos em treinamentos específicos.
5º
Requer do ocupante conhecimentos adquiridos a nível de curso superior completo.
6º
Requer do ocupante conhecimentos adquiridos a nível de curso superior completo, complementado com cursos de especialização.
7º
Requer do ocupante conhecimentos adquiridos a nível de curso superior completo, complementado com cursos de pós-graduação e/ou MBA.
02 – EXPERIÊNCIA
Este fator avalia o tempo mínimo de experiência prática, para que o ocupante do cargo, levando em conta o nível de instrução definido no fator anterior, possa desempenhar satisfatoriamente, as tarefas componentes do cargo. O tempo de aprendizado deve ser considerado no fator Instrução.
GRAUS
DEFINIÇÕES
PONTOS
1º
O cargo requer mais de 1 até 3 meses de experiência.
2º
O cargo requer mais de 3 até 6 meses de experiência.
3º
O cargo requer mais de 6 meses até 1 ano de experiência.
4º
O cargo requer mais de 1 ano até 3 anos de experiência.
5º
O cargo requer mais de 3 anos até 5 anos de experiência.
6º
O cargo requer mais de 5 anos até 7 anos de experiência.
7º
O cargo requer mais de 7 anos até 10 anos de experiência.
8º
O cargo requer mais de 10