MANUAL DE AVALIA O MOTORA
É de grande importância a avaliação motora para que se identifique quais dificuldades as crianças tem em relação à idade motora. Se a criança é bem evoluída com relação aos exercícios básicos (Rosa Neto).
Atividades com crianças de 6 anos:
O desenvolvimento da atividade motora tem como objetivo detectar o grau de performance da criança em determinados exercícios tais como: A motricidade fina que é a capacidade para executar movimentos finos com controle e destreza ex; tesoura ou um lápis. Motricidade global; que é a capacidade da criança em começar a pedalar em triciclo aos três anos e andar de bicicleta aos oito. Equilíbrio destaca-se a relevância de trabalhos a equilíbrio que é o estado de um corpo quando forças distintas que atuam sobre ele se compensam e anulam-se mutuamente. Esquema corporal; que é a organização das sensações relativas ao próprio corpo que o individuo vai interiorizando através dos estímulos que recebe do meio ambiente. Organização espacial; é o conhecimento das dimensões corporais,tanto o espaço do corpo como o espaço circundante,e a habilidade de avaliar com precisão a relação entre corpo e ambiente. Organização temporal; refere-se a consciência do tempo que se estrutura sobre as mudanças percebidas e caracteriza-se pela ordem, distribuição cronológica e pela duração dos eventos(Rosa neto, 2002; GALLAHUE: OZMUN,2001).
Motricidade fina:
Labirinto – A criança de 6 anos e 2 meses não teve dificuldade em contornar o labirinto sem sair dele.
Bolinha de papel - A criança teve um pouco de dificuldade em amassar o papel,mas conseguiu cumprir a atividade em seu devido tempo.
Motricidade global;
A criança sentiu dificuldade em andar em linha reta precisando de algum apoio pra se equilibrar, tendo assim não conseguindo cumprir a atividade em seu devido tempo.
Equilíbrio:
Pé manco estático e fazer um quatro - a criança não teve nenhuma dificuldade em fazer essa atividade. No teste de equilíbrio de