Manual de análise
1. INTRODUÇÃO
O laboratório de uma usina ou destilaria tem por objetivo o seguinte: a) Orientar operacionalmente todos os processos necessários a produção do álcool e açúcar. b) Obter dados para cálculos dos rendimentos de cada processo. c) Computar e analisar os dados obtidos em relação ao desempenho da usina e destilaria, o que mostrará o caminho a seguir nas próximas semanas, nos próximos meses ou na próxima safra.
Nessa apostila estão vários métodos tradicionais já utilizados pela maioria das usinas e destilarias e alguns da nova geração de métodos, tais como a determinação de álcool pelo densímetro digital PAAR (DMA-48 ou DMA-4500), método de determinação de açucares redutores por Somogyi e Nelson e método de Fehling modificado, nitrogênio assimilável, entre outros. Alguns destes métodos da nova geração estão sendo usados por várias destilarias há 21 anos com sucesso. Alem de novos métodos para analises em açúcar, como amido, polissacarideos totais e dextrana em caldo de cana por uma metodologia rápida, desenvolvida pela SPRI. (Sugar Processing Research Institute).
A escolha do método a ser utilizado dependerá do tamanho da usina ou destilaria e do nível de controle a ser adotado pela mesma. Existem métodos alternativos, dependendo do produto a ser analisado, pois há diferentes interferentes em cada material. Entretanto, todos eles dependerão de pessoal bem treinado e quando as técnicas estiverem bem assimiladas mesmo o pessoal sem muita escolaridade poderá executa-las corretamente.
Além dos métodos, essa publicação aborda o procedimento para uma boa amostragem para uma freqüência mínima de análises que pode ser utilizada sem prejuízo do controle e para os cálculos de rendimentos.
Nas análises de álcool, embora sejam descritos vários métodos, a nossa recomendação é o uso da densimetria pela rapidez e segurança que proporciona