Manual brasileiro de acreditacao hospitalar
Trata-se da aprovação da terceira edição atualizada do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar que consiste em um programa que condiciona qualidade nos serviços prestados pela rede hospitalar.
No contexto apresentado, a Acreditação Hospitalar é uma resposta frente a uma necessidade vislumbrada pelos serviços de saúde e está dentro do Programa de Garantia e Aprimoramento da Qualidade em Saúde, criado pela Portaria GM/MS nº. 1.107 de 14 de junho de 1995 e por meio da Portaria GM/MS nº. 538 de 17 de abril de 2001 que reconhece a Organização Nacional de Acreditação (ONA) como Instituição com responsabilidade em gerir o processo de Acreditação Hospitalar.
Ressalta-se que através da implementação da primeira edição do Manual constituiu-se assim um marco de suma importância como norteador para vários programas que se relacionam com eficácia, efetividade e eficiência nos hospitais. Sua aplicabilidade foi exitosa desde a sensibilização até definição de características específicas que se tornariam viáveis no Brasil.
Esta terceira edição mantém o foco do binômio avaliação-educação, propiciando assim na avaliação uma importante ferramenta avaliadora dos processos realizados e para a educação no sentido de questionamento sobre as práticas e padrões aceitáveis, sendo de substancial importância para qualificar os profissionais da saúde.
Este Manual foi dividido em duas partes, sendo apresentadas na parte I os princípios Gerais e Diretrizes orientadoras do Processo de Acreditação Hospitalar, promovendo conhecimento necessário às empresas prestadoras de serviços hospitalares e também demonstrar as ações dos avaliadores.
Estes princípios Gerais e Diretrizes orientadoras irão nortear todo o processo de em que a empresa necessita para aderir à Instituição Acreditadora, sendo assim um instrumento que irá através de seus avaliadores fomentar subsídios para avaliação da empresa. Seguem os seguintes passos: inscrição no processo de