Manual boas práticas - doces
O prédio é localizado, adaptado e mantido para trabalhar na área de fabricação de doces, com finalidade voltada para área de Alimentação.
As instalações são projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos.
2. PAREDES
As paredes são de azulejos até dois metros e as demais em látex PVA. São mantidas livres de rachaduras, trincas, infiltrações, bolores, descascamentos e outros.
3. JANELAS
As esquadrias externas são de perfis metálicos, as janelas terão tela tipo mosquiteiro (mm) para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas. As telas são removíveis para facilitar a limpeza periódica.
4. PISO
O Piso é de piso cerâmico e são mantidos íntegros e conservados.
5. ILUMINAÇÃO
A iluminação é natural, adequada, sendo utilizadas lâmpadas fluorescentes, quando necessário.
As lâmpadas possuem proteção contra explosão e quedas acidentais.
6. VENTILAÇÃO
Ventilação adequada é mantida.
Os sistemas de circulação de ar são projetados para evitar que pó, sujeira, etc. permaneçam nas áreas de produção.
7. TUBULAÇÃO
Água potável está disponível e é fornecida sob pressão em tubulações livres de defeitos, atendendo as condições de potabilidade.
A empresa é dotada de dois reservatórios com 300 litros e é abastecida pelo abastecimento de água municipal (SABESP).
Os reservatórios são conservados tampados, sem rachaduras, vazamentos, infiltrações e descascamentos. E são higienizados em um intervalo máximo de seis em seis meses por um funcionário treinado pela nossa conforme POP 004 (São mantidos registro da operação).
A empresa dispõe de conexões com rede esgoto, os ralos são sifonados e as grelhas possuem dispositivo que permite fechamento.
8. LIXO E REFUGOS
Os recipientes de lixo possuem tampa, e são de material de fácil higienização, providos de saco plástico preto.