Manometros
Manômetros
Abstract— (This paper will present the types of gauges known and most used by industry and laboratories. It will be explained the operation of each type of manometer and its main features.
Keywords— Manometer, Pressure, Measurement.
INTRODUÇÃO
O instrumento utilizado para a medição de pressão é o manômetro, que pode ter vários elementos sensíveis, utilizados também por transmissores e controladores. Esses equipamentos são em modo geral, divididos em três partes e são fabricados pela associação destas partes ou mesmo incorporados a conversores e, por isso, recebem o nome de transmissores de pressão. A primeira parte de um medidor de pressão é o elemento de recepção. Neste elemento deve ser aplicada a pressão a ser medida. Há também o elemento de transferência que é responsável por transformar a variação pressão em algum tipo de sinal representável. Por fim, temos o elemento de indicação, que recebe o sinal do elemento de transferência e o registra em algum meio para a leitura da grandeza medida. As próximas seções deste trabalho estarão organizadas da seguinte maneira: na seção 2 serão abordados os conceitos sobre os manômetros e quais são os tipos de manômetros mais utilizados. Na seção 3 estarão as considerações finais.
Tipos de manômetros
1 Manômetro de coluna de líquido
Trata-se de um artefato de medição de pressão baseado na equação manométrica. É constituído basicamente por um tubo de vidro de área uniforme, um líquido de enchimento e uma escala graduada. O líquido de enchimento normalmente é água (com corante) ou mercúrio. A fragilidade do tubo de vidro limita sua faixa de medição, sendo utilizado para medição de baixas pressões. Há três tipos de manômetros de coluna de líquido, que serão vistos nos tópicos a seguir.
A.1. Manômetro de coluna em U
O tubo em “U” é um dos medidores de pressão mais simples entre os medidores para baixa