Manografia
Trata-se de um trabalho da maior relevância que estimula o estudo aprofundado, a observação cuidadosa, a análise, a reflexão, a habilidade de escrever textos profissionais e a interlocução sistemática com o orientador. Enfim, a monografia é uma oportunidade privilegiada para produzir e sistematizar um conhecimento que deverá ser útil para a formação de alunos.
A monografia, é realizada individualmente, consiste em um trabalho original, que pode ser uma revisão crítica da literatura, um estudo de caso ou uma pesquisa.
Não há um número mínimo ou máximo de páginas. Contudo, por questões editoriais, recomenda-se que a monografia tenha entre 30 e 45 páginas (incluindo folha de rosto, tabelas, figuras e anexos). Use espaçamento 1,5 entre linhas e fonte Times corpo 12. Utilizando sempre as normas da ABNT.
A orientação será realizada por um dos professores do curso, que deverá ser escolhido de acordo com o tema a ser estudado e as disponibilidades de horário. A coordenação do curso divulgará a relação de orientadores e suas linhas de pesquisa. A periodicidade e horários para orientação devem ser combinados diretamente com o professor orientador.
A monografia será avaliada pelo orientador de acordo com as normas da universidade. Espera-se que estudantes e professores possam resolver, durante a orientação, quaisquer problemas referentes à avaliação do trabalho. Cabe recurso da avaliação à coordenação da Banca.
Como fazer uma Monografia
As monografias precisam estar de acordo com um tema de sua escolha, o mesmo tem que ser de conhecimento pleno de sua área para que se tenha um aproveitamento substantivo de conteúdo.
Uma monografia precisa de um projeto para orientar a pesquisa, o projeto deve ser feito antes da monografia, nele deve conter tudo que você precisa colocar na monografia,