Mankiw
CAPITULO 5 – ELASTICIDADES E SUAS APLICAÇÕES
CAPÍTULO 6 – OFERTA, DEMANDA E POLÍTICAS ECONOMICAS DOGOVERNO
CAPÍTULO 4 – AS FORÇAS DE MERCADO DA OFERTA E DA DEMANDA
Oferta e demanda são as palavras que os economistas usam com mais freqüência. Elas são as forças que movem as economias de mercado. Determinam a quantidade produzida de cada bem e o preço pelo qual será vendido.
MERCADOS E CONCORRÊNCIA. Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um dado bem ou serviço. Os compradores, em conjunto determinam a demanda do produto e os vendedores, em conjunto, determinam a oferta.
CONCORRÊNCIA PERFEITA E OUTRAS.
Um mercado competitivo é um mercado em que há muitos compradores e vendedores. De modo que cada um exerce um impacto pequeno sobre o preço dobem ou produto. Por exemplo, o mercado de sorvete é um mercado competitivo, onde existem vários vendedores e compradores. Cada vendedor de sorvete determina o preço para a casquinha e cada comprador decide quantos sorvetes vai comprar. Porém o preço e quantidade não são determinados por um único vendedor ou comprador, mas sim por todos, à medida que interagem no mercado. Então cada vendedor de sorvete tem um controle limitado sobre o preço sobre o qual outros vendedores oferecem o mesmo produto. Um vendedor tem poucos motivos para cobrar menos do que o concorrente, e se cobrar mais, os compradores irão comprar de outro vendedor. De forma análoga, nenhum comprador individual de sorvete pode influenciar seu preço porque compra apenas uma pequena fração do total. Os mercados perfeitamente competitivos se definem por duas características: Os bens oferecidos à venda são todos iguais e os compradores e vendedores são tão numerosos que nem um único comprador ou vendedor pode influenciar no preço de mercado. O mercado de trigo é um exemplo de mercado com concorrência perfeita. Há milhares de agricultores que vendem e milhões de consumidores que usam o trigo.