Mankiw
4. OFERTA E DEMANDA
A lei da oferta e da demanda diz que o preço de qualquer bem ou serviço ajusta-se para trazer a quantidade demandada desse bem ao equilíbrio. Para saber como a economia será afetada por um acontecimento precisa-se pensar nos seus impactos sobre a oferta e a demanda.
A quantidade ofertada de um bem é positivamente relacionada com o preço, enquanto a quantidade demandada dele tem relação negativa com esse.
Pode-se deslocar a curva de oferta através de: 1) variação nos preços dos insumos necessários para a produção do bem; 2) desenvolvimento da tecnologia; 3) expectativas quanto ao aumento ou diminuição do consumo do bem em questão; 4) alteração no número de vendedores.
Já a curva de demanda pode ser deslocada por: 1) flutuações na renda (deve-se observar ainda se o bem é um bem normal ou inferior); 2) alterações nos preços dos bens substitutos e complementares; 3) os gostos da população com relação ao produto; 4) as expectativas quanto ao aumento da produção do bem; 5) alteração no número de compradores. Deve-se observar a distinção entre o deslocamento da curva e o deslocamento ao longo dela. No primeiro caso, ela desloca-se quando altera-se uma variável externa, ou seja, nem o preço nem a quantidade ofertada/demandada. Assim, está-se disposto a consumir/produzir mais/menos do bem em questão por um preço dado. Já o deslocamento ao longo da curva mostra uma alteração nas variáveis internas, ou seja, preço ou quantidade ofertada/demandada.
O equilíbrio da oferta e da demanda é atingido quando a curva da oferta se cruza com a curva da demanda, ou seja, a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada.
Desse modo, o preço de ajusta de modo a igualá-los. Assim, a quantidade e o preço tendem a se ajustarem no ponto de equilíbrio. Sendo o preço o mecanismo de relacionamento dos recursos escassos, quando ele está acima