Manisfesto do partido comunista
A arquitetura (português brasileiro) ou arquitectura (português europeu) neoclássica é o estilo arquitetônico surgido durante o neoclassicismo, movimento cultural do fim do século XVIII, identificada com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental. A relação entre o Homem e a natureza se transformou, aumentou a capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, por meio da técnica e houve uma mudança nas relações culturais e sociais.
Histórico
O movimento em questão vai de encontro aos estilos atuais da época (barroco, rococó). Porém, o neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao classicismo renascentista, que apenas replicava os princípios antigos sem críticas aprofundadas.
A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais. Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.
Em 1760, o barroco nos salões franceses era considerado como uma falta de gosto. A arte clássica, adotada pelos racionalistas surge com maior clareza no Renascimento e durante o período aproximado de 1770 a 1830, chamado de classicismo. As primeiras tentativas sérias de reavaliação do período clássico da Grécia e de Roma datam os fins do século XVII. O neoclássico emprega a normas clássica com a tecnologia de construção desenvolvida no pós-renascimento.
Escultura do neoclassicismo
O Neoclassicismo foi uma corrente filosófica e estética de larga e influente difusão que se desenvolveu entre meados do século XVIII e meados do século XIX na Europa e nas Américas. Reagindo contra a frivolidade e decorativismo do Rococó, a escultura neoclássica inspirou-se na antiga tradição greco-romana, adotando princípios de ordem, clareza, austeridade, equilíbrio e propósito, com um fundo moralizante.
Contexto histórico
Esta mudança floresceu amparada em duas vertentes principais: por um lado os ideais do Iluminismo, que tinham base no