Manipulação Gênica
Manipulação Genética João Victor M. de Andrade Nº20
Caruaru; Data: 05/05/2014
Sumário:
1)Em que consiste a manipulação genética?
2)Manipulação de células de plantas
3)Manipulação de células de animais
4)Manipulação de células de seres humanos 4.1)Consequências imprevisíveis 4.2)Integridade biológica 4.3)Redução de biodiversidade 4.4)Novas formas de domínio 4.5)Sofrimento
1.Em que consiste a Manipulação genética ?:
Como sabemos qualquer organismo animal ou vegetal é constituído por células, e dentro de cada uma existe um núcleo, com um conjunto de cromossomas. Os cromossomas são estruturas de ADN (ácido desoxirribonucleico) que contêm toda a informação sobre o organismo a que pertencem. Os genes, constituintes do ADN, representam cada um uma propriedade específica.
A manipulação consiste em retirar os genes de uma cadeia de ADN, introduzindo no seu lugar novos genes. Uma pequena percentagem introduz-se no ADN. A partir daqui temos um novo organismo geneticamente modificado, que irão reproduzir as características adquiridas.
No estágio atual da engenharia genética é possível modificar geneticamente plantas e animais, assim como produzir microorganismos em ambientes controlados (laboratórios ou instalações industriais). Estas atividades, em grande expansão, deram origem a importantes ramos de investigação industrial como a engenharia genética.
2. Manipulação de Células de Plantas: Há muito que se produz e se consome alimentos geneticamente modificados, os transgênicos (milho, arroz, soja, morangos, etc.). Um dos exemplos mais antigos desta manipulação é o