Manifesto partidario comunista
O desenvolvimento histórico da burguesia como classe social, surgiu do declínio da sociedade feudal, mas não aboliram a sociedade de classes, as lutas históricas de classes. A moderna sociedade burguesa apenas colocou novas classes, novas condições de opressão e novas formas de lutas no lugar das antigas.
O Texto mostra o lado positivo, o reconhecimento da força do comunismo, ai surge à necessidade de expor o modo comunista de ver o mundo e explicar suas finalidades.
As grandes navegações, as novas descobertas continentais fizeram com que através dos servos da Idade Média surgisse a burguesia livre das primeiras cidades. Com o mercado de trocas e o aumento do número de mercadorias trouxeram uma prosperidade para o comércio, a navegação e a indústria e com isso desenvolveram elementos essenciais e revolucionários dentro da sociedade feudal em desintegração.
Com o surgimento de novos mercados a forma tradicional, feudal ou corporativa, de funcionamento da indústria não consegue abastecer as necessidades crescentes de consumo. Surge assim a manufatura. Então o mestre de corporações é substituído pelo pequeno industrial e a divisão do trabalho corporativo é substituída pelo trabalho no interior das oficinas.
O texto fala sobre o fenômeno da globalização que a burguesia implementava, globalizando o comercio, a navegação e os meios de comunicação, retratando um acontecimento passado, porém parecido com o que vivemos hoje. Com o desenvolvimento capitalista é liberado forças produtivas nunca vistas. Nos últimos 40 anos do século XX, foram produzidos mais objetos do que em toda a produção econômica anterior, desde os primórdios da humanidade. Quando a manufatura já não consegue suprir o mercado consumidor cada vez mais crescente, as máquinas começam a revolucionar a produção industrial. Isso fez surgir à grande indústria moderna e no lugar dos pequenos produtores surgiu os grandes industriais que se tornaram milionários, chefes