manifesto dos pioneiros da escola nova
INTRODUÇÃO:
Em nosso trabalho discorreremos fatores sobre a escola nova, atribuindo suas características e apresentando o contexto histórico que ocorria na década de 20 e 30. Uma das características mais importante que nos diluir é o manifesto dos pioneiros da educação nova que ocorreu na era Vargas em meados de 1932, constatando um sistema de organização educacional do país desarticulado, faltando espírito filosófico e cientifico sem continuação no plano educacional de ensino. Um movimento reformador que tinha por objetivo ensinar a população. Será analisada a pratica educativa da escola nova e a relação existente entre professores alunos e sociedade, disponibilizando sentimento, perspectivas, interesses, objetivos e a metodologia trabalhada.
É curioso vislumbrar como, já naquela ocasião, se pensava na organização de um sistema educacional adequado à estrutura moderna que se construía naquele período no país. Para os defensores da escola nova era necessário mudar de imediato, ou os fracassos se propagariam posteriormente. Medidas imediatistas e à curto prazo não fariam mais sentido, era necessário pensar adiante.
Por fim veremos a partir de agora em nosso trabalho que a proposta de renovar a escola tradicional, objetivava-se na aplicação da verdadeira função social da escola, pautadas na democracia e na Hierarquia das capacidades, vamos mostrar também que este novo modelo de ensino tem a função de exaltar a destreza dos direitos dos cidadãos brasileiros no que se refere à educação, dentre eles podemos destacar: a educação pública, a escola única, a laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação, e o manifesto apresenta uma reflexão importante sobre o pensamento arcaico que segrega a educação das demais articulações sociais de relevância para o