Manifesto do Partido Comunista
Bárbara Liberato, Caio Vargens, Fernando Pasche, Karina Bezerra, Lara Melo
1) Elabore uma reflexão sobre o que você entende pelo significado de sociologia.
R: A sociologia é o estudo do conhecimento das relações dentro de uma sociedade comum e consequentemente do seu funcionamento e organização, onde existem leis e regras a serem cumpridas.
2) Na sua opinião, qual é o uso prático da sociologia para a comunicação?
R: Como a sociologia é o estudo de pessoas na sociedade, acaba se tornando a base para a comunicação, uma vez que ela tem como fundamento a união de características e idéias de um grupo social perante determinadas situações, com o objetivo de transmiti-las para os demais grupos. Seu uso na comunicação compreende desde o primeiro momento em que se há necessidade de passar uma informação à determinado grupo até a reação, o retorno, deste grupo ao absorver tal novidade.
3) A partir do trabalho desenvolvido na última aula, relacione as questões propostas do livro "Manifesto Comunista". O grupo deverá elaborar um resumo com os principais argumentos dos autores, seguindo a opnião do grupo.
R: No livro proposto, é analisada a relação das classes existentes na época da Revolução Burguesa: proletariado e burguesia, relacionando-as com o avanço da economia. Nesse contexto, conclui-se que com o passar do tempo, o avanço econômico mundial, resultado da sede capitalista da burguesia, ''distorcia'' as classes, destacando a situação precária que viviam os proletários que vendiam sua força de trabalho para sobreviver e alimentar o sistema. A relação direta entre grupos acontece a partir do momento em que o produto final, a mais valia, concentra-se no poder burguês. Como relatado anteriormente, a relação existente entre grupos de uma socidade, movimenta o funcionamento e a reestruturação da mesma. Ao haver a distorção social,a inibição dos direitos da classe operária, esses desfavorecidos vieram à manifestar contra tal