Manifesto do Partido Comunista Fichamento
O manifesto do partido comunista foi escrito por aqueles que se tornariam uns dos maiores teóricos do socialismo, Karl Marx e Friedrich Engels. O ano era 1848, período em que se deu o auge das revoluções da classe trabalhadora que inundaram quase a totalidade européia. E foi somente com a publicação de tal trabalho, que esse processo revolucionário pôde consolidar-se, constituindo a base das ideias e reivindicações dos defensores da causa comunista.
O começo da obra é marcado pela conceituação do movimento e suas origens históricas, partindo-se desde os primeiros modelos de civilizações exploradoras. E é ao longo da leitura que surgem as críticas e argumentos, ora baseados nos comportamentos da classe social dominante, a burguesia; ora nas contribuições da própria história. Foi dessa maneira eu Marx e Engels revolucionaram sua época.
“Um espectro ronda a Europa ₋ o espectro do comunismo. (...)”
(p. 21)
“(...) É tempo de os comunistas exporem, à face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins e suas tendências, opondo um manifesto do próprio partido à lenda do espectro do comunismo. (...)”
(p. 21)
“(...) A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado. (...)”
(p. 22)
“(...) Por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado. Por proletários compreende-se a classe dos trabalhadores assalariados modernos que, privados de meios de produção próprios, se vêem obrigados a vender sua força de trabalho para poder existir. (...)”
(p. 22)
“(...) O objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos proletários: constituição dos proletários em classe, derrubada da supremacia burguesa, conquista do poder político pelo proletariado. (...)”
(p. 41 e 42)
“(...) Os