manifesto comunista
Introdução
I. Burgueses e Proletários
II. Proletários e Comunista
III. Literatura Comunista e Comunista
1. O Socialismo Reacionário
a) O Socialismo Feudal
b) O Socialismo Pequeno-burguês
c) O Socialismo Alemão ou o “Verdadeiro” Socialismo
2. O Socialismo Conservador ou Burguês
3. O Socialismo e o Comunismo Utópicos e Críticos
IV. Posição Dos Comunistas Frente Aos Diferentes Partidos De Oposição.
B. O Socialismo Pequeno-Burguês
A burguesia municipal medieval e o pequeno campesinato foram os precursores da burguesia moderna, mas ao mesmo tempo em que formará a burguesia moderna seus membros eram constantemente atirados pela concorrência ao proletariado, devido ao grande desenvolvimento industrial.
Desta forma o socialismo pequeno-burguês tecia uma crítica a nova sociedade expondo todas as contradições das modernas relações de produção e seus efeitos destrutivos, mas ao mesmo tempo não desejava um novo modelo, mas retornar ou restabelecer o antigo regime.
C. O Socialismo Alemão ou o “Verdadeiro” Socialismo
A literatura socialista e comunista foi introduzida na Alemanha quando a burguesia iniciava sua luta contra o absolutismo feudal. Porém esta literatura foi importada da França, que acabou por perder seu conteúdo pratico assumindo um caráter literário, pois não estava totalmente introduzida a realidade local dando-se a eles o nome de socialismo verdadeiro.
O socialismo verdadeiro não buscava o interesse no proletariado, buscava a essência humana, o homem em geral, o mesmo servia aos interesses da pequena burguesia, lutando contra a monarquia absolutista e a burguesia alemã e contrapondo-se ao liberalismo.
2.O Socialismo Conservador ou Burguês