Manifesto Comunista
Burguesia: classe dos capitalistas modernos, proprietarios dos meios de produção, que empregam trabalho assalariado.
Proletários: classe de trabalhadores assalariados modernos que, privados dos meios de produção proprios, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver.
Em seu texto, Marx faz uma analise dialetica do discurso burguês a partir das contradições existentes no sistema de produção. Além de descrever de maneira sucinta as condições da sociedade moderna. A história da Sociedade é baseada na luta de classes. sempre há uma divisão, entre opressores e oprimidos, um que manda e outro que obedece. Isto vai evoluindo, de acordo com as classes que vão se sobrepondo as outras, porém a sociedade burguesa não suprimiu a oposição de classes, e sim a aumentou, substituindo antigas classes por novas, novos tipos de opressão, e como consequência novas formas de luta. Esses conflitos entre as classes , por sua vez, são sempre responsaveis pela mudança dos modos de produção.
Os burgueses esquecem de onde surgiram, pequenos servos que iam se tornando artesãos ou vendedores, que criaram guildas de comércio e foram enriquecendo, e a partir deste e das colonizações européias dos continentes africano e americano levaram ainda mais a um salto da burguesia comerciante.
Os mestres artesãos foram desalojados e substituídos pela classe média industrial, que trabalhavam em grandes manufaturas que produziam em larguíssima escala para suprir os novos mercados consumidores, foi implantado o modelo de trabalho por divisões que aceleravam o processo de produção porém, como Marx descreve em sua obra “O Capital”, cria um efeito nos manufatureiros de alienação de seu trabalho.
O mercado sempre crescente exigia mais do que a manufatura, então surgem as máquinas e industrias para acelerar e aumentar ainda mais a produção.
A burguesia desempenhou um papel fundamental da história, fim dos feudos, criação de nações, substituição da monarquia por