manifesto comunista
Na primeira edição do livro “As Regras Do Método Sociológico”, que aconteceu em 1895, Durkheim iniciou-a mostrando a necessidade dos fenômenos naturais serem estudados, mas para que isto acontecesse seria necessária a criação de um método único e inteiramente sociológico. Porém de acordo com a visão de Durkheim não se estuda a sociedade como um todo analisando e observando apenas um indivíduo, ou seja, Sociologia = grande grupo = coletividade = Sociedade, isto é apenas um dos critérios necessários para a compreensão do conceito de “fato social”.
Durkheim analisa o indivíduo desde o seu nascimento, pois ele vai sendo moldado de acordo com a cultura, com os costumes da sociedade em que vive construindo aos poucos seu comportamento definitivo, ou seja, regras são regras e quando não cumpridas acarretará a uma punição podendo o indivíduo ser desvinculado de sua comunidade ou sociedade, ou seja, fato social é toda maneira de fazer, suscetível exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
Sendo algo que é criado pelo homem fato social não é nada além do que a concretização das ideias e dos ideais dos seres humanos sendo que suas características são encontradas nas coisas. Os métodos de pesquisa dos fatos sociais se fundamentam em:
1°: Incumbe a nós, afastarmos todas as pré-noções.
2°: Nunca tomarmos como objeto de investigação senão um grupo de fenômenos previamente definidos por certas características exteriores que lhes sejam comuns, e incluir na mesma investigação todos os que correspondam a esta definição.
3°: Quando formos empreendermos uma exploração de uma ordem qualquer de fatos sociais, devemos nos esforçar por