Manifesto comunista 1848
Nessa época reuniu-se filósofos de vários países europeus a fim de colocarem a mostra seus pensamentos, uma vez que sempre uma classe de trabalhadores se manifestavam contrários aos domínios políticos da época, seja de direita ou esquerda, eram os comunistas que levavam a culpa. Então surge O Manifesto do Partido Comunista , classificado por Marshall Bermam como a primeira grande obra de arte modernista.
O Manifesto Comunista, fez seu próprio caminho, em sua publicação foi saudado pelos poucos cientistas do socialismo, logo depois foi deixado a segundo plano com a derrota dos operários parisienses .
Entende-se por burguesia os capitalistas surgidos da ruína do feudo, proprietários dos meios de produção social (industriais) e por proletários os trabalhadores que por meios de salários vendem sua mão de obra, mas por preço que não supre suas necessidades básicas de sobrevivência.
A burguesia desenvolveu um papel revolucionário quando destruiu as relações feudais e patriarcais, trata com frieza os relacionamentos comerciais e exige pagamentos a vista, sumindo com o sentimentalismo do pequeno burguês, tratando tudo como valor de troca, colocando antes a exploração velada, agora de forma aberta, cínica e direta até mesmo brutal. Despojando as atividades antes veneradas e vistas com piedoso respeito como o médico, o padre, o poeta, o cientista em simples servidores assalariados.
A descoberta da América, o mercado indiano e chinês a colonização da América, a intensificação dos meios de troca e das mercadorias deram ao comércio, a navegação e a indústria um impulso até então desconhecido. Logo a manufatura revelou-se insuficiente então o vapor e o maquinismo revolucionaram a produção industrial, surgindo a grande industria moderna.
Com a descoberta da América o