Manifesto anti-racista
Desde a antiguidade até o tempo atual os negros são desvalorizados por causa de sua raça/cor isso acontece muito no Brasil.
O racismo que acontece em nossa sociedade faz com que os negros coloquem em seus ombros a culpa pelos seus fracassos, ou seja, a sociedade faz as pessoas se conformar com mitos que ela mesma estabelece, no caso dos negros ela faz como se eles não tivessem ensino, profissão ou alguma moral com isso ela faz com que os negros não tenham o valor necessário que todo individuo deve ter e isso faz com que eles deixem de acreditar em si próprio e passam a desistir de seus sonhos. Cabe lembrar que esse preconceito e descriminação racial têm deixado uma parte trabalhadora (negra) se depreciar, não tendo um justo valor em sua força de trabalho, e essa falta de acordo entre raças tem feito um quadro de economia baixa e muito dependente em termos financeiros. Segundo Jonas Zoninchein “a eliminação das desigualdades no Brasil poderia acarretar uma elevação de até 12% no PIB do país.
O racismo e o preconceito racial podem vir se mostrar de varias formas e uma delas infelizmente é a da classe media alta devido a sua qualidade de vida eles desvalorizam as pessoas que estão na classe media baixa que tem a qualidade de vida menor e com isso eles ficam juntamente com o grupo de pessoas raciais distinta, sendo assim é possível dizer que um negro pobre tenha mais dificuldade em suas realizações socioeconômicas. Por outro lado existe também a descriminação das mulheres afro-descendentes que são duplamente descriminadas pela raça e o