Manifestações
As manifestações são uma forma de ação de um coletivo de pessoas em favor de uma causa. As manifestações são uma forma de ativismo e habitualmente consistem numa concentração e/ou desfile, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de alguém.
As manifestações têm o objetivo de demonstra (em geral ao poder instalado) o descontentamento com algo ou a respectiva promoção em relação às matérias públicas. É habitual que se considere as manifestações um êxito quando se tem uma grande quantidade de pessoas. Os tópicos das manifestações são em geral do âmbito político, econômico e social.
O uso das manifestações vem de séculos atrás, onde as pessoas utilizavam desse método para obter melhorias em suas classes.
O direito a se manifestar é garantido pela Constituição Brasileira. O exercício desse direito é analisado caso a caso, pois não pode também ser ultrapassado por outros direitos também constitucionalmente garantidos, podemos citar como exemplo o direito de ir e vir de outras pessoas, as manifestações nos centros urbanos são um grande exemplo já que quando utilizadas grandes vias públicas é necessário que uma faixa seja liberada para o uso de outros não presentes na manifestação ou até mesmo informar as autoridades o trajeto da manifestação para que outra via seja liberada e o trânsito seja desviado.
O estado democrático de direito garante e deve fazer prevalecer o direito de manifestação, sobretudo quando ao houver violação a integridade física das pessoas e quando não houver dano ao patrimônio público.
O povo utiliza das manifestações geralmente para pedir igualdade social, já que em muitos lugares a desigualdade é muito visível. Com o sistema capitalista vigente, a população reivindica a dura jornada de trabalho, o baixo salário da classe trabalhadora, os salários altíssimos dos políticos e a falta de investimentos nas áreas necessárias para o uso da