Manifestações Populares
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 3. CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma proposta da faculdade UNOPAR, sendo uma elaboração de uma atividade de produção textual individual do curso de graduação de Serviço Social que tem como objetivo suscitar pensamento mais crítico em relação às manifestações que ocorreram e ocorrem atualmente no nosso país, tentando entender o significado e a importância que estas manifestações exercem na sociedade, quais os seus verdadeiros objetivos.
.
2 DESENVOLVIMENTO
No início de Junho de 2013 houve uma série de protestos nas metrópoles brasileiras motivada a princípio pelo aumento do preço da passagem de ônibus que aumentaria vinte centavos. Essas manifestações tiveram inicio em São Paulo, logo se se estenderam a todas capitais brasileiras. O governo sentiu a pressão da população e revogaram o aumento do valor das tarifas de ônibus. A partir daí o povo não se calou mais, a população que se encontravam adormecida acordou e gritou para os “poderosos” ouvirem que “o gigante acordou” “Não é só por R$20 centavos” esse foi uns dos principais slogans das manifestações. Esse é um dos momentos para relembrar outras manifestações populares que deixaram seu legado na historia do nosso país, como exemplo na zona rural o Messianismo que a crença de que o Messias voltaria a terra para salvar o seu povo, e traria paz, bem-estar a todos os necessitados, esse movimento tinha a presença de um líder, que guiava seus liderados para o caminho de transformação social pregando a igualdade entre todos.
Os messiânicos são considerados movimentos sociais por serem sempre coletivos dinâmicos e buscarem a destruição de estruturas consideradas injustas [...]. Em geral o líder fundava uma Cidade Santa, onde os eleitos de Deus viviam de forma harmônica, seguindo preceitos