Manifestações orais
Introdução
Síndrome da imunodeficiência adquirida AIDS é uma infecção pelo vírus HIV, identificada em 1981. Atinge o sistema imunológico do individuo. Manifestações orais podem ser de origem bacteriana, viral, fúngica, neoplásica ou desconhecida. Estas manifestações podem ser de extrema importância no diagnóstico precoce da infecção por HIV. Lesões frequentes a candidíase oral tem sido a lesão oral mais comum identificada. Leucoplasia oral tem sido a segunda mais frequente lesão. E outras como gengivite e periodontite associadas ao HIV.
Infecções por fungos
Candidíase é uma infecção fúngica oportunista causada mais frequentemente pela cândida Albicans. Existem quatro tipos: pseudomembranosa, eritematosa, leocoplásica e quielite angular.
Pseudomembranosa
Conhecida como sapinho, manifesta-se como placas esbranquiçadas, que se constituem de ceratina, são bem aderidas sendo de difícil remoção. Quem são os mais afetado pela candidíase oral? Os bebês, pessoas idosas, diabéticos e pessoas internadas em UTI e pessoas que usa prótese total e não fazem uma boa higiene da mesma.
Tratamento: antifúngicos diretamente no local afetado higiene bucal bem realizada e dieta.
Eritematosa
Não há acúmulo de microorganismos suficientes para formação de placas esbranquiçadas e ocorre quando a mucosa se torna atrófica.
Tratamento: Nistatina três vezes ao dia por duas semanas.
Hiperplásica
Apresenta-se clinicamente como uma placa branca na mucosa persistente e assintomática, algumas vezes com áreas eritematosas.
Quielite Angular Caracteriza-se por inflamação e fissuras cutâneas na comissura labial e geralmente são cobertos por crostas e sangram quando se abre a boca. O paciente que possui cândida normalmente tem uma baixa no sistema imunológico. Infecções virais Leucoplasia pilosa manifesta-se clinicamente como uma placa branca, não removível através de