Manifestações no Brasil
Ana Paula Ferreira2
Hérlon Costa Lima Junior3
Nilvanete de Lima4
RESUMO
Este trabalho visa analisar, inicialmente, o direito fundamental da liberdade de expressão nas manifestações de acordo com o artigo 5º da emenda IX da constituição de 88. E finalmente, analisar como a mídia se posicionou durante este evento que teve repercussão em todo território brasileiro ocorrendo reivindicações em todos os estados do país, revelando o verdadeiro Brasil para o mundo na copa das confederações.
Palavras-Chaves: Liberdade de expressão; manifestações; mídia; reivindicações; copa das confederações.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho segue a partir da problemática de que muitas informações são transmitidas pela imprensa são, muitas vezes, negativas e errôneas, que acabam influenciando o publico na construção de opiniões diversas sobre este evento que ocorreu em todo território nacional brasileiro em 2013 durante a copa das confederações. Com essas informações, o telespectador é induzido pela negatividade a repelir a protestar a favor de seus direitos.
Os pesquisadores escolheram abordar o tema das manifestações e a liberdade de expressão da população, com a justificativa de que no mundo contemporâneo e globalizado, a velocidade das informações transmitidas para a sociedade, ocorre muito mais rápido que o imaginado, por tanto, não se tem o controle dessas informações, podendo, elas, sendo verdadeiras ou não, influenciar as massas. Por isso, se chama a atenção do telespectador quanto a origem dessas informações sendo elas poderem ou não ser contraditórias e que elas podem ser usando para benefícios da mídia, de uma entidade publica ou privada, ou mesmo da própria sociedade.
Nas manifestações, a mídia, primeiramente, se opôs ao povo, “pedindo” ao governo que as repressões realizadas ocorressem de forma mais rígida