Manifestações de 20 centavos
O presente trabalho irá aclarar o tema referente às Funções e Disfunções da Comunicação e sua aplicação nos dias atuais. Primeiramente trará a história das Manifestações de 20 centavos ocorridas no Brasil todo em Junho de 2013, será feito um panorama acerca do uso da internet, um aparato da evolução das Teorias da Comunicação até chegar a Teoria Funcionalista, a partir da qual serão analisadas as postagens na página do Facebook do Mídia NINJA na época das Manifestações afim de aferir quais foram as funções e disfunções encontradas.
Palavra Chave: Funções e Disfunções, Comunicação, Manifestação, Facebook, Mídia NINJA.
As manifestações que ocorreram no Brasil em Junho de 2013 foram um marco para a história do país. Tanto pela mobilização de milhares de pessoas, coisa que não se vê em tamanha expressão desde o impeachment do então presidente Fernando Collor, quanto por seu desenrolar. A internet foi seu epicentro e também seu palco.
A tirar pelo número de participantes nos protestos há de se concluir que muitos destes não participavam tão ativamente em lutas anteriores. Alguns até tinham vontade, mas talvez não tivessem motivação suficiente. Participavam então passivamente. Um termo informal passou a designar essas pessoas que "revolucionavam" de casa, compartilhando, comentando ou com frases de efeito e apoio: “a revolução do sofá”. Quando penso em "revolução do sofá", logo penso em disfunção narcotizante. Não consigo imaginar uma moldura melhor para esse quadro: excesso de informação - apatia - falta de atitude - revolução do sofá. O máximo que o sujeito consegue fazer depois da avalanche de informações é compartilhar uma foto, comentar um álbum e pronto, ele já participou ativamente ou contribuiu para mudar o mundo. E pode nem ser mudar o mundo, afinal de contas existem tantas outras questões.
Ao acompanhar os protestos é notável que alguma coisa mudou. De algum modo conseguiram quebrar as barreiras dessa disfunção e agir de novo. E foram muitas