Manifestações culturais africanas e a cultura brasileira
Ao chegarem ao Brasil, os africanos foram agregados aos grupos portugueses e indígenas e pessoas de diferentes regiões do continente africano que foram trazidas para cá. Para garantir sua sobrevivência foram se misturando e, paulatinamente, recriando e resgatando suas tradições e visões de mundo. Foi desta mistura de tradições que gerou o que hoje chamamos de cultura afro-brasileira.
Houve uma grande influência dos africanos na cultura brasileira, que embora os senhores tentassem proibir que isso acontecesse mesmo de forma diferenciada, pouco a pouco, os africanos escravizados passaram a cultivar hábitos e costumes próprios, que foram paulatinamente se misturando e formando a cultura brasileira. Enfim, os africanos influenciaram significativamente na alimentação, na linguística, na religião, em danças, ritmos, esportes e na miscigenação. 2) Quais as principais manifestações culturais brasileiras que possuem sua origem na cultura africana?
As principais manifestações culturais brasileiras que possuem origem na cultura africana no âmbito da religiosidade são: Islamismo, Calundu, Morte e rituais fúnebres, Candomblé, Irmandades religiosas dos homens de cor, Festa de reis e rainhas negros e Umbanda. O estreitamento de laços familiares, de amizades e compadrios, que surgiam da amizade que se iniciava no caminho de vinda para o Brasil, onde os negros criavam laços de amizades (“malungos” – que significa companheiros de embarcação) e fortalecia a necessidade de manter ou criar vínculos entre os concidadãos. A capoeira, que a principio era utilizada como movimentos de defesa para proteger de furtos as mercadorias que vendiam quando já libertos (o nome capoeira se origina do cesto que levavam - significa cesto de palha). Incluiram ainda o Maracatu (muito lembrado ainda no carnaval de Pernambuco) as congadas, os ritmos do samba e maxixe, as letras do samba, os afoxés e blocos afros, os