manifestaçõeas de junho de 2013
986 palavras
4 páginas
IntroduçãoEste trabalho pretende apresentar, de forma geral, um panorama do ponto de partida da manifestação popular iniciadas em São Paulo no mês de junho de 2013, que marcou a história do Brasil. O movimento foi fundado em uma plenária Catarinense nos fóruns sociais mundial em 2005 em Porto Alegre e ganhou destaque ao participar da organização em São Paulo em 2013.
Tudo começou em Salvador, Bahia em 2003, por dez dias jovens e trabalhadores saíram as ruas para protestar contra as tarifas o objetivo disso era diminuir o valor ou eliminar a cobrança das tarifas de transporte publico que atende toda a população.
A ideologia do povo Brasileiro como acolhedor e de características pacíficas, confrontado com o fato que este não se furta em lutar pelos seu direitos, tivemos manifestações tais como “direta já”, “fora Collor”, entre outras. E mais uma vez vimos o povo sair ás ruas diante de um quadro de insatisfação geral.
Tal movimento, que se iniciou em São Paulo contra o aumento da tarifa do transporte publico, teve adesão em todo o Brasil incluindo protestos contra desvio de verba da educação e da saúde, PEC da impunidade (PEC 37), projeto cura gay, bem com toda forma de corrupção que envolva os poderes Executivo, Legislação e Judiciário.
Manifestação do Passe Livre
Com o aumento da tarifa do transporte públicos estudantes e trabalhadores assalariados se sentiram prejudicados. Aproveitaram os protestes para pedir o “passe livre”. Houve três manifestações que foram tomando corpo no mês de junho, dias 6, 7 e 11, houve violência policial nestes dias, levando ao ferimento de alguns manifestantes e policias. Graças a esta postura, a mídia resolveu noticiar sobre, o que eles classificaram como vandalismo. Como resposta e insatisfação, na quinta-feira da mesma semana, dia 13 de junho os protestos espalharam-se para mais cidades chegando a Natal, Porto Alegre, Teresina, Maceió, Rio de Janeiro, Sorocaba. Também no dia 13, 10 mil pessoas protestaram em