Manifestação sobre Justificativa
FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE ...
Por dependência ao processo nº ...
Fulando de tal e outros, menores impúberes, representados por sua genitora, fulana, já devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, que tramita perante este douto juízo, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por seu procurador infra-assinado, (mandato anexo) atendendo ao despacho de fls. dos autos, apresentar manifestação à justificação do Executado, o que faz nos seguintes termos:
Preliminarmente,
Requer o desentranhamento dos autos da justificativa apresentada pelo Executado em razão de sua intempestividade, como a seguir demonstra. A justificativa apresentada pelo Executado foi protocolada apenas no dia 02 de abril de 2014 (fls. dos autos). Ressalte-se, que às fls. dos autos consta a assinatura do executado informando que recebeu o mandado no dia 28 de fevereiro de 2014, data em que se iniciaria a contagem do prazo para a justificativa.
Do mesmo modo que, caso o prazo começasse a correr a partir da juntada da certidão do cumprimento de tal mandado, que ocorreu em ...de 2014, conforme fls. dos autos, mesmo assim a justificativa seria eivada de intempestividade. O que
concretiza, portanto, a intempestividade da petição, que fora interposta fora do prazo legal previsto no artigo 733 do CPC.
Do Mérito
Excelência, a justificativa do Executado não contém elementos suficientes que abonem sua inadimplência, pelo contrário, admitiu que possui uma renda, mesmo que seja de forma informal, o que se pode entender que sua inadimplência, nada mais é, que fruto de sua irresponsabilidade para com os filhos e desrespeito aos mandamentos judiciais estabelecidos outrora.
Ora Excelência, mesmo que o Executado fosse pobre ou não tivesse de onde tirar seus rendimentos, isso não o eximiria de arcar com as prestações alimentícias devidas aos filhos. Ele continuaria sendo pai e, incumbe aos