manifestação popular
Manifestação é uma forma de ação de um conjunto de pessoas em favor de uma causa ou em protesto contra algo. As manifestações são uma forma de ativismo, e habitualmente consistem numa concentração ou passeata, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de algo ou alguém.
As manifestações têm o objetivo de demonstrar (em geral ao poder instalado) o descontentamento com relação a algo ou o apoio a determinadas iniciativas de interesse público. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de pessoas participantes.
Nova situação mundial
Desde 2008, o mundo capitalista vive uma nova situação mundial, caracterizada por guerras, crises e revoluções. Essa nova situação, a qual se materializou inicialmente através de uma importante crise econômica, com epicentro nos Estados Unidos e Europa, rapidamente se desenvolveu, tomando contornos de polarização social, com sua principal expressão nas revoluções do mundo árabe e Grécia, mas que atinge praticamente todos os continentes. Seja através das sucessivas greves gerais na Europa, ou pelas grandes mobilizações sociais nos EUA, ou ainda, as lutas da juventude que ocorrem em inúmeros países. Em síntese, estamos vivendo uma nova situação mundial, com as maiores transformações sociais, desde a queda do Muro de Berlim, determinada pela combinação de crises econômicas, crise dos países imperialistas e crises políticas.
Até o momento, o Brasil vinha se mantendo à margem dessa nova situação mundial. Primeiro, porque do ponto de vista da economia, em que pese o crescimento pífio no último período, o país ainda não sofreu de forma contundente os reflexos da crise econômica mundial. Segundo, pelo peso do governo de frente popular, que até o momento, contou com um enorme prestígio entre as massas e sempre esteve apoiado nas burocracias sindicais para conter greves e mobilizações.
A situação do Brasil
Embora o estopim dos protestos tenha sido o aumento