MANICURE E PEDICURE
FORMATO DAS UNHAS DOS PÉS
PROBLEMAS MAIS FREQUENTES
UNHAS BEM TRATADAS
Cuidados que vão alem da Estética
Curtas, compridas, quadradas, arredondadas, discretas, muito coloridas, naturais ou postiças. Unhas bem-tratadas tornaram-se item fundamental para a imagem pessoal das mulheres e, agora, dos homens, exigindo serviços e profissionais cada vez mais qualificados
Elas são um curinga na composição de uma bela mão. Os homens começam a entender essa nova conduta e já disputam espaço nas agendas das manicures e podólogos. Afinal, todos sabem que uma unha doente ou com aparência comprometida pode significar desleixo com a higiene pessoal e mesmo problemas de saúde.
Não é para menos. As unhas protegem as extremidades dos dedos e nos permitem fazer inúmeras atividades com segurança e sem dor. Por outro lado, são suscetíveis a doenças,.
CARÊNCIA DE VITAMINAS
As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, apreciada pelos fungos. Por isso, são suscetíveis a micoses causadas por esses microorganismos, transmitidas em praias e piscinas, ou por instrumentos contaminados.
"Os fungos preferem lugares úmidos, escuros e fechados, razão pela qual os pés são mais acometidos. A combinação meia+sapato+transpiração cria o ambiente ideal para as micoses".
Na lista das possíveis causas de problemas destacam-se a baixa imunidade, o estresse, a carência de vitaminas e minerais (principalmente magnésio, silício e ferro), a falta de água no organismo e a alimentação defciente em proteínas.
SINAIS DE ALERTA
0 aspecto das unhas , também pode indicar que algo não vai bem com o organismo: "Linhas longitudinais, cristas e depressões, comuns em idosos, podem ser sinais de líqüen plano (doença de origem desconhecida, que provoca manchas na pele, placas arroxeadas que coçam, e que também pode acometer as unhas), ou artrite reumatóide. Marcas transversais