Manias
DOI: 10.4034/1519.0501.2007.0073.0020
Aplicações da Tomografia Computadorizada na Odontologia
Aplicações
Applications of Computed Tomography in Dentistry
Andréia Fialho RODRIGUESI
Robert Willer Farinazzo VITRALII
I
Especialista em Ortodontia e Mestre em Saúde Brasileira pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil.
Professor da Disciplina de Ortodontia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador da Pós-graduação em Ortodontia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil.
II
RESUMO
ABSTRACT
Introdução: O exame tomográfico é um método radiológico que permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano com finalidade diagnóstica. Os cortes tomográficos apresentam espaços entre si e, quanto mais finos e próximos, melhor será a resolução da imagem. Esses cortes podem estar unidos artificialmente por programa de computador e permitir reconstrução tridimensional do objeto radiografado, de tal forma que se pode escolher a visualização em outro plano (axial, sagital e coronal).
Objetivo: Descrever as principais técnicas tomográficas existentes e suas aplicações na Odontologia. Realizou-se uma revisão da literatura sobre os avanços das principais técnicas tomográficas que resultaram em maior acurácia no diagnóstico, menor tempo de exame e menor quantidade de radiação. Este é o exame de eleição para imagens do tecido ósseo do complexo maxilo-mandibular. A tomografia computadorizada pode ser usada na Odontologia para identificar e delinear processos patológicos (tumores benignos e malignos, cistos odontogênicos e corpos estranhos), visualizar dentes retidos, avaliar os seios paranasais (maxilar, frontal, etmoidal e esfenoidal), diagnosticar trauma (plano axial, sagital e coronal), mostrar os componentes ósseos da articulação temporomandibular
(anomalia congênita, trauma, doenças do desenvolvimento, neoplasias, infecções, erosões,