Mangotinhos
SOLUÇÃO TÉCNICA, OPERACIONAL E ECONÔMICA PARA PRÉDIOS DE
PEQUENO RISCO
1.0 – INTRODUÇÃO
Com o avanço tecnológico, os diversos campos da engenharia vêm merecendo uma atenção especial no que se refere principalmente ao aspecto segurança. O aproveitamento das infraestruturas existentes nas grandes cidades vem concentrando nas áreas metropolitanas enormes conglomerados urbanos, dispostos em prédios cada vez mais altos e com maior densidade populacional, conseqüentemente aumentando o risco de sinistros com origem em incêndios.
Desta forma os governantes vêm criando e atualizando legislações que visam antes de tudo, a proteção ao cidadão no que se refere à prevenção de incêndio. Nesta busca, aliam-se de um lado as industrias produtoras destes equipamentos e sistemas que dia a dia criam novas alternativas para o atendimento às exigências legais, e de outro lado, os profissionais projetistas e executores de sistemas de prevenção contra incêndio que buscam, através da técnica, da economia e da criatividade, o atendimento da legislação vigente.
Neste sentido, vem crescendo em nosso meio a utilização do sistema de combate a incêndio através de mangotinhos para prédios de pequeno risco como alternativa ao sistema de hidrantes.
4
SISTEMA DE PROTEÇÃO COM MANGOTINHO
Este sistema apresenta vantagens técnicas e operacionais importantes, mencionadas a seguir:1
a)
Sua operação é mais simples, rápida, fácil e menos perigosa, permitindo o
combate imediato, porque o mangotinho e o seu esguicho estão permanentemente acoplados, sempre prontos para serem utilizados;
b)
Pode ser operado por uma só pessoa sem maiores dificuldades, desde que tenha
recebido um simples treinamento;
c)
Pode ser manuseado por pessoas residentes ou usuárias da própria edificação
(que possuam um simples treinamento);
d)
Como o esguicho utilizado é do tipo regulável sua ação sobre o fogo é mais eficaz;
e)
O mangotinho pode ser usado