Mangalarga Machador
O mangalarga marchador é uma raça de cavalos descendente dos Alter-Real, cuja origem remonta à coudelaria Alter-Real, que chegou ao Brasil por meio denobres da Corte portuguesa e, após, cruzada com cavalos de lida, em sua maioria advindos da raças ibéricas (Bérberes, Sorraias e Garranos), que aqui chegaram na época daColonização do Brasil.
Segundo a tradição, em 1812, Gabriel Francisco Junqueira (o barão de Alfenas) ganhou de D. João VI, um garanhão da raça Alter-Real e iniciou sua criação de cavalos cruzando este garanhão com as éguas comuns da Fazenda Campo Alegre, situada no Sul de Minas entre os municípios de Cruzília e Luminárias. Como resultado desse cruzamento, surgiu um novo tipo de cavalo que acreditamos foi denominado Sublime pelo seu andar macio.
Esses cavalos cômodos chamaram muito a atenção, e logo o proprietário da Fazenda Mangalarga trouxe alguns exemplares de Sublimes para seu uso em Paty do Alferes, próximo à Corte no Rio de Janeiro. Rapidamente tiveram suas qualidades notadas na sede do Império - principalmente o porte e o andamento.
LOCAL DE MAIOR CONCENTRAÇÃO
MG, SP E RJ.
MORFOLOGIA
Todas as cores são permitidas exceto a DESPIGMENTAÇÃO: Pele (Albinismo) e Íris (Albinóide)
Video.
ESPORTE
MANEABILIDADE
I - APARÊNCIA GERAL: 1 - Porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada, expressão vigorosa e sadia, visualmente leve na aparência, pele fina e lisa, pelos finos, lisos e sedosos, temperamento ativo e dócil. 2 - Altura: Para machos a ideal é de 1,52m, admitindo-se para o registro definitivo a mínima de 1,47m e a máxima de 1,57m.
Para fêmeas a ideal é de 1,46m, admitindo-se para o registro definitivo a mínima de 1,40m e a máxima de 1,54m. II - CABEÇA: 1 - Forma: triangular, bem delineada, média e harmoniosa, fronte larga e plana;
2 - Perfil: retilíneo na fronte e de retilíneo a sub-côncavo no chanfro;
3 - Olhos: afastados e expressivos, grandes, salientes, escuros e vivos, pálpebras