Manejo
A indústria de painéis de madeira é de relevante importância para a economia brasileira, não só pela geração de divisas e empregos, como também pelo dinamismo que irradia, especialmente para os setores moveleiro e de construção civil.
O segmento produtor de painéis de madeira, especialmente de MDF e aglomerados, tem demonstrado elevado dinamismo, como reflexo das altas taxas de crescimento da indústria moveleira, principal demandante de painéis. A estabilização da economia incorporou ao mercado de móveis novas parcelas de consumidores, particularmente dos estratos representados pelas famílias de menor renda (Ângela 2008).
Caracterização dos Produtos
O setor de produtos florestais compreende, genericamente, os segmentos de madeira em tora, madeira serrada, painéis de madeira, pasta de madeira e papel. A partir desses insumos formam-se várias cadeias produtivas, destacando-se que, no caso dos setores de construção civil e moveleiro, os produtos de madeira serrada e os diversos painéis de madeira são bens substitutos entre si (Ângela 2008).
Caracterização do Painel de MDF
O MDF é o painel produzido a partir de fibras de madeira, aglutinadas com resinas sintéticas através de temperatura e pressão, destinado principalmente à indústria moveleira. Possuindo 3 consistência similar à da madeira maciça, o MDF permite acabamentos do tipo enverniza mento, pinturas em geral ou revestimentos com papéis decorativos, lâminas de madeira ou PVC. A produção e a comercialização mundiais do MDF foram iniciadas em meados da década de 60, como resultado de uma pesquisa que tinha por objetivo a substituição da chapa de fibra dura por um produto de melhor qualidade e com processo produtivo menos poluente. No entanto, ao final da pesquisa, constatou-se que o novo painel poderia ter maior espessura do que aquela inicialmente prevista, o que permitiu, na época do seu lançamento, que o MDF fosse também considerado um substituto do aglomerado. Dada a sua melhor