Manejo e produção de frango de corte
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
ZOOTECNIA ESPECIAL A
HEITOR ALBURQUERQUE
SILVANA RABELO
PRODUÇÃO E MANEJO DE FRANGO DE CORTE
------------------------------------------------- Este trabalho serve como instrumento de avaliação para a segunda verificação de aprendizagem da disciplina Zootecnia Especial lecionada pela professora Márcia Costa e tem como objetivo o levantamento de aspectos da produção e do manejo de frango de corte.
RECIFE
2012
1. INTRODUÇÃO
A avicultura industrial representa um dos mais importantes segmentos do agronegócio brasileiro. Nos últimos anos a carne de frango tem estado entre os três primeiros lugares no ranking das exportações. Em 2011 com uma produção de 13 milhões de toneladas o Brasil foi o terceiro maior produtor mundial deste produto e o primeiro no ranking dos exportadores com cerca de 4 milhões de toneladas, aproximadamente 40% do total das exportações, posição que ocupa desde 2004. (Fonte: UBABEF www.brazilianchicken.com.br).
Apesar da representatividade no comercio externo o principal destino da carne de frango brasileira é o mercado interno, o qual absorve 69,8% da produção nacional. Apenas 30,2% da produção é exportada. O mercado interno apresenta uma trajetória crescente do consumo per capita.(dados)
Em 10 anos a produção de frangos de corte mais que dobrou em número de cabeças e, considerando o volume em quilos produzidos, este número é ainda mais impressionante em virtude da evolução tecnológica da genética, nutrição, ambiência e sanidade.
Atualmente a demanda mundial de carne de frango é 80 milhões de toneladas e a estimativa para 2020 é 128 milhões. A produção brasileira representa, hoje, 16% deste volume e pretende chegar em 2020 a 45%.
Durante o período de preparação é de fundamental importância manter o intervalo entre lotes de no mínimo 20 dias e dentro deste um vazio sanitário de 10 dias para reduzir a