manejo florestal
Designa-se viveiro o lugar apropriado e previamente preparado para cultivo de mudas de plantas diversas. E uma terra atenciosamente indicada, bem localizada e com facilidade de acesso aonde irá se concentrar toda a atividade de infra – estrutura a produção de muda.
A finalidade principal do viveiro é o de adequar às melhores condições possíveis para beneficiar o desenvolvimento inicial das mudas. Os motivos que justificam o estabelecimento de um viveiro são: Controlar e melhorar a porcentagem de germinação de sementes, limitar ao máximo a mortalidade das plantas em pequeno espaço, produzir grande quantidade de plantas para fins florestais ou não.
O viveiro é composto necessariamente por duas áreas de trabalho: Área produtiva e não produtiva.
A área produtiva é a somatória das áreas dos canteiros e sementeiras, enfim, a área em que se desenvolvem as atividades de produções.
A área não produtiva constitui-se em caminhos, estradas, área para construção de serviço.
O viveiro deve ficar exposto a norte ou nordeste nos climas quentes e sudeste nas regiões frias. Os canteiros devem ser orientados, em todo seu comprimento na direção norte/sul na região norte. A finalidade deve sempre ter em vista à produção de mudas sadias e vigorosas para posterior utilização em plantios.
DESCRIÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ETAPA DE VIVEIROS FLORESTAIS
O mencionado trabalho de viveiro florestal requerido com intuito de fazer um planejamento para construção de um viveiro florestal.
No dia vinte e seis do dez de dois mil e nove deu-se o inicio da escolha do local para a construção do viveiro, a limpeza da área, preparação do substrato (terra mais esterco proporção de 2:1) e encher os saco plásticos.
Cada equipe encheu cem sacos com substrato, e em seguida foram feitos os tratamentos pré-germinativo.
CONDIÇÕES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO
Disponibilidade de água em quantidade e qualidade. O viveiro deve ter fonte