manejo ambiental
É denominado um plano do manejo ambiental as ações que são fundamentais para preparar, prevenir, controlar, compensar e corrigir os efeitos possíveis ou impactos negativos ambientais causados no desenvolvimento de um projeto, trabalho ou atividade; ele inclui também os planos de perseguição, avaliação e monitorização e aqueles do risco. Um manejo ambiental realizado em propriedades rurais , é uma forma detalhada onde se estabelecem ações que são necessárias para preparar e controlar os impactos negativos, causados ao desenvolver um projeto ou trabalho. No manejo, são incluídos planos de perseguição, avaliação, monitoramento.
Quando a propriedade rural faz o seu dever sem agredir o meio ambiente, ela está colaborando com o bem, está agindo de uma forma produtiva. Se a mesma não cumprir para o bem do meio ambiente, fica sem poder exercer suas funções agrárias.
Reserva Legal:
É uma área que se localiza no interior da propriedade ou posse rural, e deve ser mantida com a sua cobertura vegetal nativa, seja de florestas ou outras formas diferentes formas de vegetação, pois é necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas, à conservação da biodiversidade e reabilitação dos processos ecológicos. Em pequenas propriedades ou posse rural familiar, são computados os seus plantios de árvores frutíferas ornamentais ou industriais, compostos por espécies exóticas, cultivadas em sistema intercalar ou em consórcio com espécies nativas.
A área de localização da reserva ambiental deve ser aprovada pelo órgão ambiental estadual competente ou mediante convênio pelo órgão ambiental municipal ou outra instituição devidamente habilitada, devendo ser considerados, no processo de aprovação, a função social da propriedade, e os seguintes critérios e instrumentos, quando houver: o plano de bacia hidrográfica; o plano diretor municipal; o zoneamento ecológico-econômico; outras categorias de