Manejo Ambiental
Turismo – Ênfase em Empreendedorismo e Políticas Públicas
MEIO AMBIENTE & GLOBALIZAÇÃO
MANEJO
AMBIENTAL
Daniela Botelho
Keyla Miyashiro
Fellipe Cuengas
Maísa Fernandes
Ilze Chamorro
Tanandra Feitosa
O QUE É
MANEJO
AMBIENTAL?
É o conjunto de metodologias e práticas, que recorrem para a preservação da qualidade do meio ambiente saudável, e que dependem da necessária compatibilidade com a ação de agentes sociais envolvidos e com a ordem políticoinstitucional.
PLANO DE MANEJO
“Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade” (SNUC, art. 2º, XVII).
OBJETIVO
Recuperar, conservar e proteger unidades espaciais, estruturadas e complexas, cujos elementos, atores e fatores, sejam bióticos, físicos ou socioeconômicos.
Da área a ser analisada, estabelece-se procedimentos adequados para a obtenção de dados, extrair deles as informações necessárias, efetuar a classificação dos elementos componentes, e promover a organização espacial, tendo por objetivo benefícios permanentes.
VVVVV
O Manejo Ambiental visa fundamentalmente conseguir a elevação do nível da qualidade de vida humana, e, para tal, de forma harmoniosa, congrega utilização racional dos recursos disponíveis, administração, política, educação, pesquisas e preservação. VVVVV
A evolução dos métodos científicos torna disponível, ao homem de hoje, caminhos para se realizar o Manejo
Ambiental, assim como todas as atividades e observações, conforme dois princípios fundamentais : o analítico e o holístico.
Princípio analítico, também denominado cartesiano ou reducionista:
Princípio holístico, ou fenomenológico:
Princípio