Manejo alimentar de Suinos
A alimentação é a parte mais importante de uma criação de suínos, pois representa 80% do custo de sua produção. Uma alimentação inadequada poderá ser o fator responsável pelo insucesso de muitas criações.
Para se ter uma boa criação não é suficiente possuir boas instalações, manejo, animais, se esses animais não tiveram uma alimentação correta
Para um suíno ser bem alimentado não basta fornecer um só tipo de alimentação, como milho, mandioca ou pasto verde, mas sim uma mistura de alimentos que venham prover a todas as necessidades do animal nas suas diferentes fases de vida.
Tipos de alimentação
Os suínos necessitam de vários tipos de alimentos, como: agua, alimentos proteicos, hidrocarbonados, minerais, vitaminas e aditivos.
A agua é o principal alimento dos suínos e nunca pode faltar numa criação. Deve ser abundante, limpa, fresca e sempre a disposição dos animais, de preferencia em bebedouros automáticos. Os alimentos proteicos representam o grupo mais importante, porque são os responsáveis pelo crescimento e pela produção de carne. Vegetal: farelo de soja e alfafa. Animal: farinhas de carne, peixe, sangue e subprodutos de lacticínios.
Os alimentos hidrocarbonados desempenham funções energéticas, isto é, fornecem aos animais a energia necessária para o desenvolvimento de suas funções vitais e a formação da gordura, que pode ser considerada como uma reserva de energia. Entre eles estão: o milho, o sorgo, o farelo de trigo e de arroz, a mandioca, a abóbora, etc. constituem a maior parte da ração. Minerais: são substancias indispensáveis para a formação do esqueleto e dos dentes; além disso; atuam como reguladores nos processos fisiológicos do organismo. São fornecidos aos animais através da farinha de ossos, do sal iodado e dos sais minerais.
As vitaminas são substancias fundamentais para os processos vitais do organismo. Encontram-se normalmente nos alimentos dados aos suínos e nas forragens verdes. Geralmente são fornecidas aos animais