MANDADO DE SEGURANÇA
Plantas de dia curto
Macapá, 25 de agosto de 2014
Fotoperiodismo:
É um termo usado na botânica e descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da altitude e da estação do ano. Incluído no fotoperiodo está o período de luz útil, que designa a duração da qual a intensidade luminosa é maior que o limitar de compensação fotossintética.
PLANTAS DE DIA CURTO
Floresce com o fotoperíodos inferiores ou iguais ao fotoperíodo crítico, ou seja, são aquelas que florescem quando a duração da noite é igual ou maior do que determinado valor, determinado fotoperíodo crítico, no outono ou no inverno.
Fitocromos
O fato de as plantas responderem a estímulos luminosos significa que elas são capazes de perceber a luz. O fotorreceptor envolvido no fotoperíodismo, bem como em muitos outros tipos de resposta á luz, é o fitocromo, uma proteína de cor azul-esverdeada. O segredo não está na duração do dia, e sim na duração da noite. Existem dois fitocromos envolvidos nesse precesso:
O R e o F.
Suponhamos que seja verão, os dias são longos e as NOITES SÃO CURTAS. Durante o dia, o fitocromo R é convertido em F rapidamente como o dia é longo, há muito fitocromo F em serviço. Então, para plantas de dia longo tal quantidade de fitocromo F é perfeita para a floração. No entanto, para as plantas de dia curto, essa quantidade é excessiva e provoca a inibição. Durante a noite, o fitocromo F converte-se em R lentamente, como a noite é curta, não é produzido muito fitocromo R e as concentrações de F serão ainda mais elevadas durante o dia. Suponhamos agora que seja inverno, dias curtos e noites longas. Há menos conversão de fitocromos R em F durante o dia, e durante a noite, o que tem de fitocromo F é convertido em R em proporções consideráveis. Desta forma, bão há fitocromos F suficiente para a floração de