Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Juízo
“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus” Rm 13:1.
Tomando por base os textos acima, como o cristão deve agir quando a ordenação de uma autoridade humana contrapõe-se com a Palavra de Deus?
MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO!
Muito significativo esse adágio popular... O homem como ser social possui uma individualidade. Por não ser perfeito (1Rs 11:4), é limitado. Suas limitações são patentes considerando que não é como quer, não realiza tudo que sonha, não tem o dom de estar onde deseja. Tem sempre alguém superior a ele, com autoridade e poder a exigir-lhe obediência, entretanto, na verdade todos são dependentes do Criador. (Jo 15:5) O conhecimento humano é uma das principais ferramentas que o homem utiliza a fim de obter meios para sua sobrevivência e interação com seus semelhantes. O homem, ao longo da História, vem evoluindo e desenvolvendo suas habilidades técnicas, objetivando alcançar melhores oportunidades para sua vida sócio econômica. No início da pré-história, começando com a utilização do pouco conhecimento que possuía, uma das conquistas que o homem obteve foi o domínio de instrumentos de caça; logo depois descobriu meios para dominar o fogo bem como o agrupamento em comunidades tribais. Por fim a criação de grupos formou as primeiras civilizações, o que fez o homem evoluir mais rapidamente. Com o surgimento dessas civilizações o homem começa a desenvolver técnicas de aperfeiçoamento das armas de guerra para conquistas dos povos. Vivia em tribos e tinha um superior que exercia a função de patriarca, de líder, outras vezes de pajé, etc. A Ciência aparece no fim da antiguidade e torna-se intimamente ligada às necessidades de cada civilização. Já na era Medieval o homem procura buscar a Deus e essa busca faz com