Management Sciences
As origens da Ciência da Gestão estão na Pesquisa Operacional (PO). Há poucos anos nos EUA, as duas sociedades que estudavam separadamente MS e PO se fundiram em uma sociedade chamada INFORMS. No Brasil a sociedade com as mesmas características é a SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.
Assim, o objetivo da MS é proporcionar recomendações, análise e suporte aos tomadores de decisão na resolução de problemas organizacionais, tais como:
- Problemas de Otimização de Recursos;
- Problemas de Localização;
- Problemas de roteirização;
- Problemas de Carteiras de Investimento;
- Problemas de Alocação de Pessoas;
- Problemas de Previsão e Planejamento;
- Problemas de alocação de verbas de mídia.
Em MS há três objetivos principais e inter-relacionados:
- Converter dados em informações significativas: transformar dados brutos em dados de forma organizada, a fim de se tornarem úteis à análise para auxiliar o processo de tomada de decisão.
- Apoiar o processo de tomada de decisões de formas transferíveis e independentes: assegurar que o processo de tomada de decisão seja claro e transparente, e independente do decisor, para que não haja interferência na coleta e análise dos dados.
- Criar sistemas computacionais úteis para os usuários não-técnicos: facilitar a utilização dos sistemas nos níveis operacional, gerencial e estratégico.
Quando os gerentes encaram uma situação onde devem resolver algum tipo de problema, duas opções para formar o processo de tomada de decisão: usar a intuição gerencial, ou realizar um processo de modelagem da situação, afim de estudar o problema mais profundamente.
Esta decisão deve ser tomada de acordo com os fatores que podem afetá-la – tempo disponível; importância da decisão; ambiente; risco; conflito de interesses – assim como o tipo de informação disponível para