Mamíferos
Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. É um animal que respira oxigênio, tem coluna vertebral e desenvolve pelos ou cabelos em algum ponto de sua vida. São, ainda, extremamente adaptáveis, modificando o seu comportamento de acordo com as condições do meio.Os mamíferos estão entre os mais inteligentes de todos os seres vivos. Uma grande variedade de animais faz parte da classe dos mamíferos, desde os gatos até os seres humanos e as baleias. Há cerca de 5 mil espécies, ou tipos, de mamíferos.
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/terapsideos.jpg (FOTO)
Desenho de como teria sido um terapsídeos.
Os antepassados dos mamíferos foram um grupo de répteis designados terapsídeos. Estes animais eram pequenos carnívoros ativos e viveram no período Triássico (225 M.a. atrás).
Além de importantes diferenças a nível do crânio, os terapsídeos desenvolveram um esqueleto mais leve e flexível, com os membros alinhados por baixo do corpo, tornando-os mais ágeis e rápidos.
A transição de réptil para mamífero terminou há cerca de 195 M.a., coincidindo com a ascensão dos dinossauros, ameaçando os recém-formados mamíferos de extinção. No entanto, a sua capacidade de controlar a temperatura interna talvez explique porque os mamíferos sobreviveram ao arrefecimento global do fim do Mesozóico.
As principais características dos mamíferos
A pele é formada por duas camadas principais: epiderme e derme. As glândulas localizadas na derme (sebáceas – lubrificam e impermeabilizam o pêlo e produzem substâncias odoríferas usadas na comunicação entre os animais, sudoríparas – auxiliam a regulação da temperatura e a excreção de sais, e mamárias) geralmente mais numerosas que o número médio de crias por ninhada são um dos aspectos mais marcantes do revestimento dos mamíferos.
O cão, o gato e o rato não possuem glândulas sudoríparas. A respiração ofegante do cão e as lambidas que o gato dá em si mesmo ajudam a resfriar o