Mamiferos
Mamíferos
Curitiba, 2013.
Sumário
Introdução 3
Classe Mamífera 4
Mamíferos Marinhos
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O trabalho a seguir estará relatando sobre os mamíferos, quais são suas características, classificação, diversidade. Os Mamíferos basicamente constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes, e a presença de pelos ou cabelos. Os mamíferos abrangem grande parte dos animais encontrados na natureza de hoje.
Classe mamífera
Os mamíferos (do latim científico Mammalia) constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pelos ou cabelos. São animais endotérmicos (com exceção do rato-toupeira-pelado), (ou seja, de temperatura constante, também conhecido como “animais de sangue quente”). O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração (com quatro câmaras). Os mamíferos incluem 5 416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1200 gêneros, 152 famílias e até 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Entretanto novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número; e até o final de 2007, o número chegava a 5 558 espécies de mamíferos.
Características
O marco inicial para o reconhecimento científico dos mamíferos como grupo foi a publicação por John Ray (1693) da obra "Synopsis methodica animalium quadrupedum et serpentini generis". Onde inclui uma divisão dos animais que possuem sangue, respiram por pulmão, apresentam doisventrículos no coração e são vivíparos. Tal definição ainda hoje se mantem válida, lembrando-se que à