Malária
Malária ou paludismo é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. A doença é geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, a qual introduz no sistema do hospedeiro os microorganismos presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se reproduzem. A malária manifesta-se através de sintomas como febre e dores de cabeça, que em casos graves podem progredir paracoma ou morte. A doença encontra-se disseminada em regiões tropicais e subtropicais ao longo de uma larga faixa em redor do equador, englobando grande parte da África subsaariana, Ásia e América.
DESENVOLVIMENTO:
O que é:
A Malária é conhecida por ser uma parasitose de grande importância global, que chega a atingir centenas de milhões de pessoas nas regiões tropicais e subtropicais, responsável também por milhões de mortes. Hipócrates teria sido o primeiro a descrever os seus sintomas característicos, que consistem de febres freqüentes e intermitentes acompanhadas de sudorese e calafrios. Séculos mais a frente (final do século XIX) foram descobertos os estágios de infecção sanguínea e a ligação entre o parasita, o inseto vetor e os humanos. A doença atinge principalmente países da América do Sul, incluindo o Brasil, boa parte dos países africanos e países da Ásia, tais como o Afeganistão e Paquistão.
Causas:
Como pode ser visto na parte de definição, a doença é causada por um parasita, o Plasmodium. Duas espécies de parasita são particularmente problemáticas e responsáveis pela doença malária: Plasmodium falciparume o Plasmodium vivax. Estes se alojam no Anopheles (tipo de mosquito, fêmea), e é transmitido ao homem através da picada (do mosquito).
Este tipo de mosquito tem a particularidade de picar ao anoitecer, por isso que as medidas de prevenção devem ser aplicadas neste momento.
O Plasmodium, uma vez introduzido no corpo humano se dirige ao