Malária pernambuco
- Leitura prévia do capítulo 4 do livro do Gitman ou capítulo 1 do livro do Assaf (Bibliografia básica) ou do Cap. 9 (Ching) ou de qualquer outro livro sobre o assunto do módulo.
Responda as questões abaixo e entregue ao professor:
1 – Por que é importante considerarmos o valor do dinheiro no tempo?
Porque temos que considerar o valor do dinheiro na mesma data, pois através do tempo o dinheiro pode ganhar valor através de juro simples e composto ou até mesmo desvalorizar conforme a moeda.
2 – Qual a diferença entre Juros Simples e Juros Compostos? Exemplifique.
Juros simples, têm-se que apenas o principal, ou seja, o capital inicial, rende juros. O valor destes juros pode ser calculado pela seguinte fórmula:
J = P . i . n onde: • P = principal Capítulo 2 – Matemática Financeira 2. 2
• J = juros
• i = taxa de juros
• n = número de períodos
Juros compostos, no final de cada período, o juro é incorporado ao principal ou capital, passando assim a também render juros no próximo período.
• No primeiro período: F1 = P + P . i = P . (1 + i)
• No segundo período:
F2 = F1 + F1 . i = F1 . ( 1 + i) = P . (1 + i).(1 + i) = P . (1 + i)2
• No terceiro período:
F3 = F2 + F2.i = F2 . (1 + i) = P . (1 + i)2. (1 + i) = P . (1 + i)3
3 – O que quer dizer Custo de Oportunidade? Exemplifique.
O custo de oportunidade representa o valor que os agentes económicos atribuem à melhor alternativa de que prescindem quando efetuam a sua escolha. O custo de oportunidade está, desta forma, diretamente relacionado com o facto de vivermos num mundo de escassez. De facto, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão. O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro, exemplo a poupança: consumo futuro implica