Malha Aberta
Nesse tipo de sistema de controle não observamos a evolução do processo para determinar o sinal de controle. A entrada não depende da saída. Na verdade espera-se que na saída tenhamos o sinal desejado sem que possamos tirar informações dela para modificarmos a entrada. O problema de um sistema de controle desse tipo é que só teremos a saída desejada se não ocorrerem perturbações tanto de ordem externa como internas (modificação dos parâmetros), pois o controlador atuará como se não tivesse ocorrido qualquer perturbação e a resposta não terá valor para as novas características do sistema.
Agora vou dar um exemplo desse tipo de controlador. Considere o controle de um forno onde um operador com uma determinada experiência, estima o tempo que o forno deve ficar ligado a plena potência para que a temperatura chegue a um determinado valor. Obviamente, apenas com muita sorte, a temperatura do forno ao final do tempo pré-determinado será exatamente a desejada. De uma maneira geral, a temperatura ficará um pouco acima ou um pouco abaixo do valor desejado. Além disto, a temperatura final do forno provavelmente irá variar dependendo de variações da temperatura ambiente, ou seja, a temperatura interna final do forno será diferente se a temperatura externa for de 5 ºC (inverno) ou 30 ºC (verão). O exemplo nos mostra as características básicas de um sistema de controle que opera em malha aberta.
Porem esse tipo de controlador apresenta algumas desvantagens, como: a imprecisão, a sua falta de adaptação a perturbações externas, e a de pendência do julgamento e da estimativa humana.
Por outro lado, este tipo de sistemas são em geral simples e baratos,