Malcolm X - Biografia
Nasceu em 19 de maio de 1925, na cidade de Omaha, Nebraska, registrado como Malcolm Lettle. Seu pai, um negro garveista, foi assassinado por brancos que pregavam a supremacia branca, quando Malcolm ainda tinha seis anos de idade. Foi criado por sua mãe em uma casa com seus sete irmãos. Era bom aluno na escola, mas por culpa do racismo e por falta de motivação desistiu dos estudos sem chegar a completar o ensino fundamental. O mau desempenho na escola e suas incidências na polícia por práticas de pequenos furtos e mau comportamento foram alguns dos motivos que levaram o Estado a julgar sua mãe como incapaz de cuidar de seus filhos, tirando dela a guarda de todos. A família foi separada e Malcolm adotado por uma família branca.
Após passar um tempo morando com essa família e terminar a oitava série, foi morar em Boston com sua irmã, onde conheceu a vida nas ruas. Com 17 anos trabalhava como engraxate em uma boate, ponto que usava para traficar drogas. Mas foi no Harlem que ele entrou definitivamente para a “vida do crime”. Traficava em maiores quantidades e pensava em começar a vender drogas mais pesadas. Também aplicavas golpes nos jogos de azar e tirava dinheiro da mulher branca da qual era amante.
De volta a Boston, foi preso durante um assalto. Em mais de seis anos de prisão ele converteu-se ao islamismo da Nação do Islã – organização islâmica americana que enxergava os brancos como diabos, baseados na teria de Yakub e pregavam o separatismo entre negros e brancos. Na cadeia foi onde ele teve seu primeiro contato com os livros, e o grande tempo que tinha vago usava para conhecer mais sobre histórias das nações, filosofia e estudos das religiões, sobre tudo estudo da bíblia e do alcorão.
Por influência da seita, Malcolm abdica de seu nome de escravo e coloca um “X” no seu lugar, baseado na teoria de que o negro não sabe seu sobrenome original africano e carrega a vida inteira o nome de escravo que lhe é dado assim que