MALALA
Trabalho Realizado por: João Santiago
Turma: 12ºG
Curso: Programação e Maquinação
Disciplina: Português
Módulo 10
Textos líricos
Ano Letivo 2013/2014
Índice
Introdução 3
Malala 4 8
Conclusão 8
Introdução
Na época de Fernando Pessoa, grande poeta português, o que mais fascinava o país era provavelmente a coragem do povo português na época dos descobrimentos, em que ela, juntamente com a ousadia e a bravura dos portugueses, colidiu numa época dourada para Portugal. Daí Fernando Pessoa sentir necessidade de também ele, tal como Camões, glorificar o povo português, com a sua obra A Mensagem. No entanto, apesar dos feitos do povo lusitano nunca serem esquecidos por muitos séculos que passem, na atualidade existem também outras personalidades que merecem também serem glorificadas por aquilo que fazem. Devido também à grande coragem dessas pessoas, claro, que põem em risco a própria vida pelo bem comum.
Malala
Malala Yousafzai é uma estudante e ativista paquistanesa nascida na cidade de Mingora, no distrito de Swat, localizada no noroeste da província de Khyber Pakhtunkhwa.
Malala é conhecida pelo seu ativismo em favor dos direitos civis, especialmente dos direitos das mulheres do vale do rio Swat, onde Taliban proibiu as meninas a frequentar a escola.
Começou a alcançar notoriedade a escrever um blog para a BBC que explicava o regime do TTP (Tehrik-i-Taliban Pakistan) um partido do Paquistão.
No dia 9 de outubro de 2012 Malala foi atacada por um miliciano do TTP onde foi baleada no crânio e teve de ser operada, juntamente com Malala seguia duas estudantes que também ficaram feridas enquanto seguiam para casa de autocarro.
Malala foi apoiada por várias figuras da sociedade tanto a nível político Barack Obama, a nível dos direitos humanos o presidente da ONU Tutu ki-moon e a nível das artes Madona.
No dia 15 de Outubro de