Mal Ria
Malária é uma doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários transmitidos por vetores prevalente nos países de clima tropical e subtropical. A malária também é conhecida como sezão, paludismo, maleita, febre terçã e febre quartã. A malária é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito, mas pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma rápida e adequada. O diagnóstico oportuno e o tratamento correto e imediato são os meios mais adequados para evitar o agravamento da doença ou óbito. Reveste-se de importância epidemiológica, atualmente, pela sua elevada incidência na região Amazônica e potencial gravidade clínica. Causa consideráveis perdas sociais e econômicas na população sob risco, principalmente àquela que vive em condições precárias de habitação e saneamento.
Agente etiológico
Causada por protozoários do gênero Plasmodium, sendo que a transmissão se dá pela picada da fêmea infectada do mosquito anofelino, que é conhecido como carapanã, muriçoca, mosquito prego, pernilongo, bicuda e sovela. Ela pode ser provocada por quatro protozoários do gênero Plasmodium:
Plasmodium vivax;
P. falciparum;
P. malariae;
P. ovale.
No Brasil, somente os três primeiros estão presentes, sendo o P. vivax e o P. falciparum as espécies predominantes. A doença provocada pelo vivax é a mais comum e a provocada pelo malariae, a menos grave. Já a provocada pelo ovale é típica da África.
Vetor
A transmissão natural da doença se dá pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados com parasitas do gênero Plasmodium. Estes mosquitos também são conhecidos por anofelinos. Ciclo Biológico
Hospedeiro Invertebrado: Ao picar uma pessoa infectada, os plasmódios circulantes no sangue humano, na fase de gametócitos, são sugados pelo mosquito, que atua como hospedeiro principal e permite o desenvolvimento do parasito gerando esporozoítos no chamado ciclo esporogônico. Por sua vez,